top of page

2025 e sua energia pela Astrologia

  • Foto do escritor: blogdacele
    blogdacele
  • 23 de mar.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 28 de mar.

O ano realmente chegou no outono, no dia 20 de março de 2025, quando o Sol entrou no signo de Áries. A promessa de equilíbrio gerada pelo equinócio devido a duração de tempo entre luz e sombras já faz parte da diretriz desse início de jornada do Sol pelo zodíaco como objetivo num plano cósmico e espiritual. Mas o que de fato nos traz como algo palpável para interpretação simbólica do que pode ser manifestado pelos astros no plano material e que nos atravessa coletivamente, é o desenho do mapa astral do ano novo astrológico.

E o mapa astral de 2025 para o ano novo astrológico no Brasil, pelo horário de Brasília ocorreu às 6:04h da manhã do dia 20/03/25.

ree

Podemos começar a analisar através dos nodos lunares ou cabeça e calda do dragão, pontos matemáticos ligados a Lua que marcam o eixo zodiacal de desenvolvimento espiritual da humanidade. Este é um dado importante porque o ano novo astrológico aconteceu entre eclipses, um lunar em 14 de março e o solar pós ano novo que acontecerá dia 29 de março. Desde setembro de 2024 fomos preparados para a transição do eixo nodal de Áries / Libra para Virgem / Peixes. Saindo de uma conscientização das individualidades para uma conscientização de integração e de cura humanitária. O mapa do ano novo astrológico traz esta marca com o nodo norte no signo de Peixes, além dos planetas Saturno e Netuno no mesmo signo, simbolizando a necessidade de diluição das contradições de controle, limites, hábitos ou estratégias estabelecidas até aqui, sem um propósito maior de cura e de espiritualização. A finalização de um ciclo através dessa diluição é o ponto mais evidente no mapa e aqui no Brasil isso se apresenta logo no ascendente em Peixes, virando a chave na necessidade imediata de um novo ciclo sem as amarras do ciclo passado, hora de descartar ou dar ponto final em determinadas demandas. Plutão no signo de Aquário em sextilha com a Vênus retrógrada no signo de Áries acentua a necessidade de revisão dos nossos valores, discernimento para detonar bem ao estilo de Plutão, através da força interna para emergir a conscientização do que é cabível de continuar sendo considerado como importante ou não. Mercúrio retrógrado no signo de Áries também em sextilha com Plutão potencializa a revisão mental, enquanto Vênus trabalha no nível do sentimento pelos apegos e desapegos, Mercúrio trabalha no nível do pensamento para analisar através da lógica, mesmo que custe um tempo de "retrocesso" para assentar as disparidades e chegar num senso comum.

E a Lua como está? Ano novo astrológico com a Lua no signo de Sagitário fazendo trígono com o Sol exaltado em Áries, uma Lua de energia emocional de otimismo e fé, apesar do seu dispositor Júpiter planeta regente de Sagitário estar em queda no seu signo oposto, Gêmeos, gerando um cabo de força através de ideias superficiais que dispersam a energia mental e o resultado é de desafios para a manifestação plena de expansão do grande benéfico Júpiter, que também rege o ano de 2025. Mas como Júpiter está em oposição a Lua simbolicamente poderíamos ilustrar este aspecto como que no decorrer do ano haverá sempre um ruído no fundo de uma sala durante uma grande palestra.

E por falar em dispositor, o do Sol neste mapa do ano novo astrológico é Marte o regente do signo de Áries que em 2025 se apresenta em Câncer, e é aqui que podemos avaliar a vitalidade do ano. Marte no signo de Câncer está em queda, o que não significa fragilidade, mas que o seu desempenho de ação é diferente do senso comum marciano, a energia de ação fica mais vinculada ao conforto emocional do que ao ímpeto de conquista e bravura tão característico de um Marte domiciliado ou exaltado. Marte no signo de Câncer faz aspectos positivos tanto com Saturno em Peixes como com Urano no signo de Touro, assim por um lado Saturno dá sustentação para uma ação baseada na segurança emocional como por outro Urano acelera a atenção para uma visão de futuro e para o momento presente, o que ajuda a força de Marte em atividade mesmo estando debilitado num signo tão ligado as emoções e ao tempo passado como Câncer.

As transformações que marcam gerações são marcadas pelo movimento de Plutão que está no signo de Aquário dialogando em sextilha com a Lua em Sagitário trazendo motivação e consequentemente disposição emocional para lidar com nossos aspectos mais sombrios sejam pessoais ou os refletidos no coletivo principalmente e é dai também que podem emergir os grandes ruídos no que permeia as exclusões sociais, diferenças de gênero através de embates ferrenhos e violentos devido ao aspecto de quadratura de Plutão em Aquário com a Lilith no signo de Libra, tensão e resistência para o progresso nas pautas feministas, casamento gay, aborto legal e direitos humanitários e etc... O que não é novidade porque no jogo das energias quando se tem mais luz ou mais consciência, mais sombra é evidenciada e os absurdos aparecem. Lilith o lado escuro do feminino que se exila está no final do signo de Libra no grau 29º antes de entrar no signo de Escorpião e apesar de oito graus de diferença faz aspecto de oposição ao Quíron no signo de Áries, o que mexe nas feridas de uma sociedade patriarcal. Lilith quando avançar para o signo de Escorpião dará mais evidência para estas questões de tabu.

A compensação para estes aspectos desafiadores envolvendo o lado sombrio humano através do verbo e ações envolvendo direitos, preconceitos, exclusão social, guerras, misoginia, xenofobia... Estará no ponto nodal, na cabeça do dragão ou nodo lunar norte no signo de Peixes, apontando o caminho de desenvolvimento, onde está a fonte de abastecimento de energia numinosa, mas para isso precisamos estarmos despertos e conscientes de olho na bússola apontando para o norte, representada pelo nodo lunar norte, sairmos do nodo lunar sul no signo de Virgem para o norte em Peixes, superando as limitações virginianas de exigências extremas de perfeição que só enrijecem e paralisam sem enxergar o horizonte, diverso e belo apontado pelo grande oceano do signo de Peixes que dá sentido para as angústias, a água oceânica é de consciência de grupo e inclui a todos, como num cardume de peixes. Se cada um sintonizar o que há de melhor em si através dos arquétipos dos astros, o mundo será bem melhor :) E você como passou o ano novo astrológico, sentiu alguma diferença no astral?


Este é apenas um panorama das energias apresentadas pela mandala do ano novo. Para quem conhece o seu mapa natal fica mais fácil fazer os links com as suas questões pessoais. Olhe no seu mapa onde está Peixes e Áries, pois é ali o caminho de esvaziamento e preenchimento para um novo ciclo que marcará não só o ano, mas os próximos também, revise os seus arquivos porque será como um reset no sistema operacional, pois Saturno e Netuno entrarão no signo de Áries também.


Abaixo as principais datas e movimentos astrológicos de 2025:

14/março/2025 Eclipse Lunar total em Virgem

29/março/2025 Eclipse Solar parcial em Áries

31/março/2025 Netuno entra no signo de Áries

26/maio Saturno entra no signo de Áries

07/setembro/2025 Eclipse Lunar total em Peixes

21/setembro/2025 Eclipse Solar parcial em Virgem




Comments


bottom of page