Ano Novo astrológico 2023, 20 de março
- blogdacele

- 19 de mar. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de mar. de 2023

Às 18:25h, horário de Brasília - Brasil
Ano de 2023 já começa com muitas movimentações astrológicas desde a passagem do dia 31 de dezembro de 2022 para o dia primeiro de janeiro de 2023, com a entrada de Júpiter em Áries, numa clara preparação otimista e generosa para a próxima jornada zodiacal. Sempre fico animada com o ano novo astrológico, porque para nós do hemisfério sul é o equinócio de outono estação que amo particularmente e no hemisfério norte é o equinócio da primavera. Mas equinócio é equinócio quando o tempo de duração dos dias e das noites se equivalem, num símbolo forte de oportunidade de harmonização entre as polaridades, afinal tudo é dual no plano terreno, tudo é luz e sombras. E complementando com a cultura brasileira em que o ano só se começa após o carnaval, vamos começar então mais para frente um pouquinho rsrs e emendar com os astros, quando o Sol entra no signo de Áries.
Antes disso, contextualizando o processo do fluxo das energias:
No dia 02 de março fomos agraciados com a conjunção dos benéficos, o pequeno benéfico planeta Vênus e o grande benéfico Júpiter no signo de Áries, em seguida a conjunção de Júpiter com Quíron no signo de Áries também abrindo a percepção e expondo as feridas de nossa individualidade no âmbito pessoal e seus reflexos no âmbito coletivo para uma maior percepção do que deve ser curado e até mesmo de um novo olhar mais generoso com o propósito e para quê cada um de nós temos um ponto de dor, como na música de Caetano Veloso "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".
No dia 7 de março Saturno entrou no signo de Peixes que permanecerá até fevereiro de 2026 cobrando a responsabilidade com o mundo imaginal e invisível e que na possibilidade de ser ignorado, Saturno se revelará através da dissolução das formas materiais, exigindo o alinhamento da relação pessoal com a espiritualidade e a fé, o que pode ser entendido por alguns como uma indução ao rigor através da reclusão, ou não, se por acaso ao longo de sua própria experiência de fé, já ultrapassou esta fase. Contudo quando se estabelece uma relação mais acolhedora com as próprias dificuldades e coragem para o enfrentamento dos próprios medos (Saturno) em algum nível o alinhamento se estabelece mais harmônico com os mistérios da vida e uma profunda confiança no fluxo do tempo.
Se aproximando ainda mais do dia do ano novo astrológico, dia 15 de março teve a quadratura entre Marte no signo de Gêmeos e Netuno no signo de Peixes numa demonstração do quanto a proatividade mental necessita ainda mais de um alinhamento com os sentimentos mais elevados e consideração aos planos mais sutis dos mistérios da vida e o imponderável.

E antes mesmo do mapa em si do ano novo astrológico, é importante pontuar a jornada de Plutão que desde 2008 quando entrou no signo de Capricórnio caracterizou a necessidade sistêmica de implosão, o que sai das entranhas da terra, lembre-se que Hades é Plutão o que rege as profundezas e que em Capricórnio vem expondo os excessos materialistas desta jornada de 15 anos e que agora no dia 23 de março entrará no signo de Aquário dando uma noção das mudanças que estarão a caminho como um marco civilizatório. No mês de junho de 2023, Plutão ficará retrógrado, e volta para o signo de Capricórnio para pinçar outros pontos nevrálgicos e perversos deste sistema capitalista vigente para que em 2024 entrar definitivamente em Aquário e permanecendo ali por longos anos até 2044, em que nesses anos nossa compreensão das qualidades aquarianas mudará significativamente. Percepção essa que será testada sobre os avanços tecnológicos em prol de um bem estar e otimização do tempo, para o trabalho e vida social, ou melhor, para o interesse de quem mesmo? Para que grupos? Fica a pergunta. Serão remexidos e revelados pelas profundezas plutonianas no seu caráter mais sombrio e diabólico, as questões de poder e manipulação com a tecnologia e que será percebido e debatido numa velocidade extrema por toda a sociedade. A nossa atenção a ética será e já está sendo a temática nessas fronteiras do humano e da máquina como num filme de ficção científica, a diferença é que ganharemos mais velocidade nos avanços tecnológicos e nos debates éticos desses avanços.
No ano novo astrológico todos nós sentiremos um forte impulso para novas atitudes o que se manifestará mais claramente no plano das ideias num manejo mental para novos comportamentos e novas elaborações já que Mercúrio também estará ali em Áries facilitando este movimento do raciocínio lógico e de busca por mais conhecimento e sendo amplificado por Júpiter que também está em Áries, dando fôlego a motivação para novos horizontes, apesar que, as quadraturas de Marte (regente de Áries) no signo de Gêmeos com o Sol e Mercúrio em Áries, desafia as contradições internas inerentes a qualquer individualidade no que tange ao verdadeiro objetivo da vontade, ter clareza do que realmente quer, antes de executar uma ação, eis o desafio para todos nós, como o guerreiro na jornada zodiacal. No dia seguinte do ano novo astrológico, dia 21 de março, chega a Lua junto ao Sol no signo de Áries, uma Lua Nova, o complemento emocional para o pioneirismo e começo de novos projetos. Aproveite e faça sua conexão de corpo e alma.
Os eclipses do ano de 2023 ocorrerão nos eixos de Touro / Escorpião e Áries / Libra nos meses de abril, maio e outubro, alternando entre solar e lunar.
Acentuando o impulso dirigido de 2023, o primeiro eclipse do ano será o solar no signo de Áries no grau 29°50´ - dia 20 de abril e em maio ocorrerá o eclipse lunar no signo de Escorpião no grau 14°58´ - dia 05 de maio, é como se nesse 1° semestre a energia guerreira de Marte tanto no seu aspecto diurno ariano como no noturno de escorpião, se faz presente como a grande força desbravadora para o direcionamento da vontade seja dando voz as emoções e aprendizados do passado no primeiro eclipse do Sol, seja quando a consciência pode alcançar um novo entendimento da própria experiência e se desprender de condicionamentos no eclipse lunar de Escorpião em maio. No segundo semestre o tema muda já que os signos que passarão pelo eclipse serão os venusianos: Eclipse solar no signo de Libra no grau 21°08´ quando as emoções e o desejo do eu ganham força na necessidade de manter sua individualidade e independência mesmo que sobreponha a sua participação em parcerias, afetando a habilidade relacional. E o último eclipse do ano será o eclipse lunar no signo de Touro no grau 05°09´ quando a lua eclipsada oculta o sentido emocional de segurança e de autoproteção dando voz a necessidade de poder dirigido que muitas vezes não é tão consciente assim e sim ocasionado por forças maiores que provocaram a retirada de algo em que se apoiavam como fonte de segurança e por isso são períodos em que muitas pessoas se mostram reativas devido as inseguranças impostas pelo meio externo.
Eclipses simbolizam situações de crises porque a distribuição da luz solar fica unilateral gerando sombras e penumbras e isso se reflete em áreas geográficas do planeta e em nossa psique no eixo consciente-inconsciente, tanto no âmbito pessoal como no coletivo. Energias que pontuam nas proximidades das datas e reverberam como “ondas sonoras” por até 6 meses. Para quem conhece o seu mapa astral é bacana observar em que casa (setor da sua vida) estão esses signos: Eixo de Touro / Escorpião, o eixo ligado a área financeira, econômica e de poder e o eixo Áries / Libra, o eixo relacional, do espaço do eu e do outro.
Aproveite este reinício de ciclo para se realinhar com o seu potencial do mapa astral natal e do céu do momento.





Muitas mudanças… Haja coração! Rsrsrs
Obrigada por compartilhar!