top of page

Entrada do Sol no signo de Áries Ano novo astrológico 2022

  • Foto do escritor: blogdacele
    blogdacele
  • 15 de mar. de 2022
  • 6 min de leitura

Atualizado: 17 de mar. de 2022

Bem-vindos ao blog da cele


Astrologia

Eu sou Marcele Vasconcelos, arquiteta, astróloga e crocheteira. Tenho muita água no meu mapa astral e como tal de tempos em tempos meu estado muda, as vezes sólido, líquido ou gasoso rsrsrs, habilidades que se interpõem, se conjugam, conversam, tempos de arquitetura, tempos de astrologia... E confesso que em períodos de transição de um ano ao outro a astrologia chama e eu sempre a escuto.

Aqui nesse espaço terá sempre um pouquinho de cada coisa que me encanta, seja o ponto, a linha, o espaço, a forma, os astros, mas principalmente o simbólico, o que traz a transformação.

E vamos tecer as idéias sobre as energias do ano de 2022.


A data é 20 de março de 2022 às 12:35h (horário de Brasília-Brasil).

Quando o Sol entra no grau zero do signo de Áries inicia-se o ano novo astrológico e no hemisfério sul do planeta Terra coincide com início do outono quando os dias e as noites tem a mesma duração.

O céu do início do outono e da entrada do Sol no signo de Áries conforme o mapa astral abaixo, evidencia a posição de Lilith no ascendente Gêmeos e o Sol no zênite (meio do céu).

Lilith simboliza o aspecto sombrio no sentido de não visto, de mistério e de poder feminino, não aceito e por isso exilado. Simboliza todos aqueles que são subjugados pelo patriarcado. Independente de gênero, mas sobretudo os exilados, pois cada ser humano tem sua polaridade feminina e masculina ou melhor yin e yang. Simbolicamente não se trata apenas do feminino apesar deste sofrer bem mais o nível mais profundo do exílio de Lilith, mas num contexto mais amplo vamos falar dos excluídos, como os grupos sociais, dos presos, moradores de rua, os mais pobres, os doentes mentais, os diferentes quanto a opção sexual lgbtqi+... enfim "todos aqueles que não podem ser vistos pelo patriarcado" e assim não serem aceitos para terem seus direitos garantidos como qualquer ser humano.

O Sol no meio do céu exaltado com as roupas de Áries abre o ano com todo o sangue quente partindo para ação de conquista, liderança, energia bélica, fazendo quadratura com o ascendente Gêmeos, mostrando as dificuldades do ano quanto ao exercício das lideranças perante a demanda dos grupos mais vulneráveis simbolizados por Lilith na cúspide do ascendente Gêmeos. O dispositor do Sol, Marte no signo de Aquário à 3º de uma conjunção exata com a Vênus e juntos em quadratura com Urano em Touro mostra as dificuldades para ações objetivas em meio as imprevisibilidades quanto a economia mundial e o seu funcionamento na sociedade, um ano marcado de crises e o assombro da fome. O Sol toca a Lua em Libra através de um quincúncio onde a inteligência emocional necessária para os acordos e diplomacias se veêm imobilizados em meio a muitas indecisões e desvios de rumo. Plutão no signo de Capricórnio continua o seu trabalho de depuração do status quo, de um mundo extremamente materialista, e fazendo quadratura com a Lua mostra o quanto ainda precisa ser expurgado do inconsciente coletivo para que haja uma metamorfose e expansão de consciências para um novo padrão de consciente coletivo. Essa é uma questão marcada também através de um quincúncio entre Plutão e Lilith, onde as questões clandestinas, de gênero, de exclusão, de poder e de morte ainda se encontram imobilizadas e não encaradas com profundidade e como realidade de fato, apesar do diálogo harmônico de Plutão com o nodo lunar norte no signo de Touro apontar sutilmente para a necessidade de mudanças nos valores de subsistência, na economia agrária, numa conduta mais saudável para com a terra propriamente dita e com o meio ambiente, a imobilidade do quincúcio de Plutão com Lilith em Gêmeos, demonstra o quão ainda estamos longe desse debate em profundidade para um horizonte mais respeitoso e harmônico com os recursos naturais do planeta e com a vida. Não é a toa que teremos uma jornada de Urano em Touro até 2026 um novo ciclo de casamento de Urano com Réia (Gaia) (Touro) para nos empurrar à um novo direcionamento através de muito desconforto material e até mesmo literalmente no nível sísmico a fim de tomarmos um rumo mais consciente quanto aos recursos naturais e econômicos do planeta.

O interessante no mapa do ano novo astrológico é a concentração de planetas acima da linha do horizonte e em alguns signos como; Aquário (stellium com os planetas Marte, Vênus e Saturno), Peixes (stellium com os planetas Mercúrio, Júpiter e Netuno) e a presença de Urano e o nodo lunar norte no signo de Touro.

Um mapa que mostra a atenção consciente para os signos de Aquário e Peixes. Uma manifestação das qualidades a serem alcançadas pela humanidade, a disseminação de uma maior consciência coletiva através de aquário e o diálogo com o divino através do sentimento, empatia, compaixão e fé psiciana. No signo de Touro vemos o valor de Gaia tão abundante e digno para ser cuidado e deixado para as próximas gerações é o que aponta o caminho evolutivo do nodo lunar norte ou cabeça do dragão como também é conhecido.


Planetas e Signos de destaques em 2022

A maior esperança do ano está na raríssima conjunção de Netuno e Júpiter no signo de Peixes. Sua última vez juntos em Peixes foi há 166 anos. Tanto Júpiter como Netuno regem o signo de Peixes, suas similaridades estão na sublimação das energias, Júpiter no caráter expansivo, protetor e benevolente e Netuno no caráter de pertencimento no oceano cósmico que te sublima ou te entorpece. Os dois juntos podem descortinar os véus da ilusão e apurar no consciente coletivo uma maior necessidade e estímulo para a conexão espiritual.

Saturno no signo de Aquário até o mês de outubro fará quadratura com os nodos lunares, que este ano estão no eixo Touro-Escorpião, onde ocorrerão os eclipses do ano. Nodo lunar norte no signo de Touro e o nodo lunar sul no signo de Escorpião.

Saturno simboliza a foice, corta para ensinar a fim de estruturar algo, nas qualidades de Aquário é a estrutura das coletividades que entram em ação, seu lado luminoso seria na equidade e na justiça social e no lado sombrio seria no excesso de frieza para dar direcionamento nas coletividades podendo assim canalizar lideranças autoritárias e castradoras. O nodo norte em Touro aponta para o caminho evolutivo e nos simboliza todos os valores, sejam os da natureza, financeiros e emocionais, mas principalmente Gaia. As questões ligadas ao automerecimento tanto do planeta como de seus seres humanos estarão em foco e onde teremos que lidar com as diversas formas de entendimento no que tange ao valor, conforme a subjetividade psíquica de cada ser humano e que no final se constitui uma coletividade, um reino, o humano.

Longos meses de quadratura de Saturno com o nodo lunar norte em Touro trará a realidade dos fatos e a necessidade de lidar conscientemente na nossa capacidade de gerar, administrar e de distribuir recursos. A inconciliação das energias fixas de Aquário e Touro evidencia o quão temos que podar os valores ditados até então no consciente coletivo quanto ao conforto tecnológico para gerar riquezas, mas com suas sequelas de má distribuição das mesmas e o quanto de injustiça social é desdenhada em prol de um excesso de materialismo para benefícios de alguns. Sacrifícios de muitos humanos, animais e natureza para a bem aventurança de poucos humanos? Quem sabe ficará mais claro para humanidade agora ?

Saturno ao longo dos meses marcará o tempo de conscientização quanto ao sentido de valor. Sair do nodo lunar sul para o nodo lunar norte, de Escorpião para Touro é desapegar das ambições, do poder e da manipulação para um esforço maior das coletividades na vida prática, lidar com a realidade palpável o que se tem de recursos e como aplicá-los de maneira participativa e consciente, com o meio e com os seres, Saturno cobra a responsabilidade social. Façanhas de caráter financeiro como fonte de milagres econômicos para crise mundial não terão vez com Saturno em Aquário quadrando o nodo lunar norte em Touro.


Os eclipses ao longo de 2022 ocorrerão no eixo Touro-Escorpião, nas seguintes datas:

30 de abril - eclipse solar no signo de Touro

16 de maio - eclipse lunar no signo de Escorpião

25 de outubro - eclipse solar no signo de Escorpião

08 de novembro - eclipse lunar no signo de Touro

Anote as datas, olhe para o céu e olhe para si!

Lembrando eclipses são momentos de incertezas, mas que inspiram mudanças ou alterações súbitas!


Eclipse solar - A luz do Sol é ocultada pela Lua

Ocorre sempre numa Lua nova - Sol e Lua em conjunção no mapa astral


Eclipse lunar - A luz da Lua é ocultada pelo Sol

Ocorre sempre numa Lua cheia - Sol e Lua em oposição no mapa astral


Deixe seu comentário e Inscreva-se para receber mais prosa astral

bjo da cele

Comments


bottom of page